sexta-feira, 6 de junho de 2008

Comer, comer


Conforme prometido e aliás pedido (pela Mimiquinha), vou dedicar um post a comida! Aliás um dos meu grandes temas porque metade do meu expediente quando eu trabalhava no Brasil eu falava de comida, hehe.
Bom tenho que começar essa viagem vontando um pouco ao navio. No navio eu aprendi a comer qualquer coisa, aprendi que a fome faz uma gororoba virar um banquete, e aprendi que a cara da comida não significa tudo. Acima de tudo eu aprendi a quebrar um mito: Gente, pára de falar que voce gosta tanto de macarrão que é capaz de comer macarrão todos os dias! Eu passei 6 meses comendo macarrão quase todos os dias. Sem traumas, eu ainda amo macarrão, mas não me engano mais com essa história.
Eu cheguei na Suiça louco pra comer comida mesmo ou algo que me lembrasse comida de verdade, apesar de que eu não sou o mais brasileiro do mundo de comer arroz e feijão todo dia. Acho q eu sentia mesmo falta da mistureba e dos sabores, sei-lá, mas sentia falta de alguma coisa, em específico mesmo só consigo pensar em pão de queijo que até agora eu sinto falta, mas que tb já comi fresquinho por aqui.
Enfim todo mundo sabe a comida típica da Suiça né? É o título do blog: o Fondue. Sim, fondue, raclete, batata, pão, salada são típicos aqui. Minha irmã insiste em dizer que a comida daqui é super rica, bem eu vejo de outra forma. Aqui é um país pequeno no meio de um monte de países e o que é muito legal é que torna-se normal vc comer comida de tudo qto é país. Então vc come arroz arabe com salada grega e assim vai...
Falar de comida aqui me leva a falar de supermercado. Supermercado é uma instiuição nacional suiça. Se não for, ao menos parece ser um dos passeios preferidos dos suiços, os supermercados quase sempre estão cheios e eles são enormes, quando voce esquece um item, dá preguiça de voltar pra pegar ele porque realmente ficou lá pra trás! É quase imperativo ir ao supermercado uma vez por semana. Até porque o pão aqui quase sempre é congelado então voce compra pra quase uma semana, um pouco mais... Carne aqui é super luxo. Pra vcs terem uma noção dois quilos de frango são 60 francos ou seja mais de 100 reais! Nem todos os alimentos são nessa faixa, mas a carne é esse preço da hora da morte. E voce encontra no supermercado tb o famoso fondue em versão individual, chique, por menos de 5 reais haha, mas não eu não comi fondue por aqui. Tb na parte de roupas do mercado voce vê calça da Levi’s e não da sei-lá o que igual a do Extra hehe.
Voltando ao assunto da carne vale dizer que agora é verão e é época de churrasco que eu adoro no Brasil e aqui não fica atras, mas aqui a carne é um detalhe o que conta mesmo é tudo mais: pães, legumes grelhados, molhos e afins e pra mim que isso é ótimo porque nunca fui o fissurado na carne do churrasco, apesar de que não dá pra esquecer a picanha do Manolinho (né Ju?!).
Comida inclui cozinhar. Eu costumo dizer pra miha irmã que o dia aqui se divide em comprar comida, pensar o que fazer come ela, prepará-la e depois arrumar tudo! Hahahaha Meu, como esse povo come! Restaurantes e cafés tb estão sempre cheios e as refeições aqui são longas demais. Mas aqui em casa preprar é muito legal. Ver minha irma na cozinha é muito engraçado, com ela aprendi que uma comida pode conter além dos temperos tradicionais uns 15 pacotinhos de outras coisas secretas, eu ainda duvido que ela consiga repetir algumas receitas, mas enfim ela arrasa na cozinha. É muito divertido tb, um momento bem gostoso dos finais de semana, pra mim, é cozinhar ou na verdade assistir.
Por fim todo esse papo me deu uma fome e tanto, então vou parar por aqui e começar o processo de decidir o que eu vou comer.
E vcs oq eu vão fazer? Não esqueci o assunto religião tb não, estou cozinhando ele pra vcs hahaha continuamos nos próximos capítulos.

Abraço a todos.

7 comentários:

Unknown disse...

Meu... é impressionante... ler os seus textos me dá a sensação de que estou na Suiça... que estou no supermercado, chegando no caixa e esqueci sei lá o que.. aí olho pra trás e vejo um corredor enoooorme... Consegui me ver na cozinha da sua irmã... ela abrindo um saquinho de tempero secreto e vc dando aquela sua risada gostosa... risos... que sensação boa!!!
Sem contar que todo esse papo de comida me fez lembrar o "nosso" papo sobre o canudo do Bob´s... kkkkkkkk
Que saudade de vc... e que ótimo saber que vc está bem.. feliz, se divertindo...
Beijos nossos!!! Que Deus te abençoe... saudades!!!
Amamos muuuuuuito!!!!

Unknown disse...

VOCE CONSEGUE DESCREVER RICAMENTE TUDO Q PASSAMOS AI EH DIVINO NAO EH MESMO??? E ESSE ENTERATIVO COM A FAMILIA (IRMÃ E SOBRINHO) TAMBEM ENREIQUECEM POR DEMAIS SUAS ESTORIAS E SEU CRESCIMENTO PESSOAL... NOSSA A CADA DIA EU VEJO Q NAO CONSIGO VIVER SEM VCs O SEU IRMAO VAI ADORAR TUDO ISSO!!! VAI SER DEMAIS!!! PARABENS MEU AMADO AMO VOCES DO FUNDO DA MINHA ALMA!
VOVOCINA AHAHAHAHAHA

Unknown disse...

Baby... q show! Adoraria estar fazendo compras contigo e fazendo careta pras comidas estranhas que você deve estar comendo, pois vc sabe q tbm sou bem enjoada com comida e demoro mto a sair do tradicional. Enfim, contigo acho q toparia até experimentar algumas dessas gororobas, mas só se vc tbm topasse comer uns peixinhos comigo.. ahahahaah! Bi, a picanha do Manolinho está sendo zicada por vc, agora faz sentido o fato de termos tentado ir lá por duas vezes seguidas e dado com a cara na porta s/ entender pq... simplesmente fechado (uma vez tava em reforma e a outra ñ sabemos se era pq foi numa 2a feira ou se ele simplesmente ñ quis ir trabalhar naquele dia). Pois é, minha boca encheu de água agora a deu mta vontade de ir lá, mas como hj é Sábado deve estar meio disputado uma mesinha naquele lugar mágico.
Se me der na telha e eu resolver ir lá, tiro uma foto e te mando pra vc colocar aki numa próxima oportunidade... Bjs com um sabor mto especial - o sabor da saudade!
Amo

Unknown disse...

hummmmm

Bom, em primeiro lugar obrigada por ter atendido meu pedido....vou fazer outros sempre !!!

Não consigo imaginar comendo essas coisas esquisitas....ate agora não entendi o que tem naquele prato !!!!

Ahhh, vc esta sendo pago por alguma agencia de turismo para fazer propaganda da Suiça? Do jeito q vc fala da muitaaaaa vontade de conhecer....

Falando nisso, acho q um dos próximos posts pode ser o lado B da Suiça....sera q tem coisa ruim nesse lugar "cantado" por vc?

Amor....depois de falara de tanta comida eu só consegui pensar em 1 coisa: Vc não está esquelético, passando fome só para ficar magro, né? Espero que não....

Estou em débito com vc.;...adorei o email de aniversario q vc me mandou. Não consegui responder ainda pois estou até o topete de coisa da facul....provas....exames....dp

Bola pra frente.....
Faltam quantos DIAS mesmo pra vc voltar? hauhauhauhaua

Ainda morro de saudades, minha vista para o ....supermercado

beijoooooos

Débora disse...

Imperdoável. Você ainda não comeu fondue e isso é i-m-p-e-r-d-o-á-v-e-l... rsrsrs
Saudades meeeeeega-super-power gigante! E tb tenho pensado mto em vc :)
Mil beijos

Unknown disse...

Ahhhhhhhhhh caracas, qt informação!
Queria dar uma voltinha no supermercado daí, claro com vc ao lado pra tirarmos fotos hilárias como temos uma no Extra!
Bom, espero q vc não cozinhe o assunto religião!
Enviei hj um email pra vc q fala um pouco disso, e preciso de resposta! Pq tenho uma meta essa semana e vc faz parte dela!!!
Te amo e moooooooorro de saudade!
Bjokss

Unknown disse...

O que vamos fazer agora, seu cara-de-pau? Comer, né??? kkkkkkkkk.=p

Putz... li o comentário da Dani e também fiquei com saudades do canudo do Bob´s. Tens que voltar logo para irmos juntos lá!!!

Amo e sinto saudade!

Beijo grande.