sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Insônia (Apertem os cintos) – Distant Dreamer


Eu quero hoje falar de coisas estranhas que eu sinto às vezes e acho q todos podem se identificar um pouco, umas vez que todos nós somos estranhos, ou não?
Bom, há algum tempo que se tornou difícil dormir. Desde de que eu percebi como o tempo passou rápido e que de repente cheguei naquela encruzilhada do caminho e fico me perguntando: esquerda ou direita?


Poderia resumir tudo isso e dizer que eu sofro de ansiedade. É até bem fácil, eu sempre fui muito ansioso mesmo, mas não é apenas isso. Quando eu coloco minha cabeça no travesseiro, mesmo com meus olhos pesados e meu corpo pedindo asilo, minha cabeça fica funcionando sem parar. Não apenas fazendo perguntas filosóficas de vida, ela pensa em tudo: revisa o dia, canta, conversa, desenha e faz de tudo pra não domir, uma criança teimosa, brigando contra o sono.
O auge disso foi semana passada quando pela primeira vez na vida eu tive INSÔNIA! Coloco em letra maiúscula mais exclamação para enfatizar mesmo o terror que foi. Eu rolava de um lado para o outro e caminhava na casa escura sem saber explicar ou entender a noite mais longa dos meus 23 anos.


No dia seguinte minha irmã me disse que provavelmente era devido ao eclipse lunar que ia ocorrer e isso afeta de forma estranha esse lado aqui do planeta. Eu preferi acreditar nisso, ainda mais porque no dia seguinte eu capotei de tão cansado que eu estava.
Mas, enfim. Os dias aqui são conhecidos por serem rápidos. Pergunte pra algum brasileiro que veio pra Europa (e ainda mais na Suiça), muitos e muitos dizem que o tempo aqui passa diferente. Eu sei que parece impossível, mas só vivendo pra saber. Ele passa rápido demais e quando voce vê já foi. Eu culpo isso ao clima talvez e a forma de vida, mas são apenas minhas teorias...


Entretanto ultimamente apesar de continuar acelerado o tempo aqui esta, para mim, ao mesmo tempo, longo_______________. E a explicação pode ser também a mesma que eu já dei ali em cima, uma vez que eu tenho um comixão pra saber o que vai acontecer em breve, mas também acho quepode ser muitas outras coisas e sentimentos que para descrever eu tornaria este texto longo_______________.


Foi nesse clima insone que eu resolvi tirar um dia só. Sexta feira passada minha irma ia receber uns amigos num jantar e eu quis apenas sair. Tinha esfriado pois o verão esta dando adeus e estava chovendo. Depois de rodar o centro todo e comer, tomar café e mais tres cervejas eu resolvi que ia andar pelo rio de noite, ainda não tinha feito isso. Eram mais de 21H e agora já bem escuro, quando eu cheguei na orla da floresta que tem aqui, consideravelmente perto.
Primeiro eu vi que os suíços tem habitos esportivos noturnos. Tinha gente correndo nas partes mais iluminadas e uns mais excêntricos praticando canoagem no brêu.


Eu andando com meu Ipod escutando música alto e me vi sozinho no escuro rodiado de mato, sabendo exatamente onde eu estava, mas vendo tudo (ou o que meus olhos mostravam) de forma diferente e me veio um sentimento sem razão, umas vontades bobas.
Eu comecei a correr e rodar e cantar bem alto e rir de mim mesmo e foi tudo tão estranho e ao mesmo tempo tão libertador e eu repetia alto os versos da música que tava tocando: I´m a dreamer, a distant dreamer. E encaixou tão perfeito que pareceu montado; montado pela vida, pelo momento.


Depois a música acabou, eu desliguei e terminei o caminho ouvindo a noite e tudo tomou outra forma de novo, porque os barulhos da noite são um tanto excusos e a coruja realmente assusta com aquele som que ela faz, não é apenas pieguice de filme de terror.
E então por mais que nada faça sentindo, talvez até muito menos sentido pra quem leu e não sentiu. Tudo pareceu fazer sentindo e se encaixar. Ali no escuro, no nada, naquele momento que poderia ser esquecido, mas que acima de tudo foi vivido.


Eu percebi que eu não sabia se devia ir pra esquerda ou para direita porque eu quero a estrada de tijolos amarelos!


No outro dia eu embarcava para Amsterdam para passear e conhecidentemente teria a possibilidade de encontrar o navio que eu trabalhei e meus amigos q lá estiveram comigo.
Mas essa é uma outra história...

Bruno.

3 comentários:

Unknown disse...

Caracas.... olha isso!!! (to assustada...) eu tbm conheci a noite mais longa dos meus 29 anos de existência na madrugada de domingo pra segunda. Não dormi um segundo sequer, vc acredita? Fiquei rolando na cama, ligava a TV e deixava num canal que estivesse passando algo chato pra me dar sono, qdo meus olhos estavam ardendo, desligava a tv e começava a me virar de um lado pro outro de novo, desci, tomei suco de maracujá bem forte, mas q nada... só aumentou o nr de vezes do meu xixi noturno. Mas eu sabia o motivo da minha insônia... ela tem nome, sobrenome e cantou uma música pra mim no meu aniversário (adivinha qual????). Tinha decidido por um ponto final nesse capítulo da minha vida, mas ele insiste em se fazer presente cada vez que tenho "uma conversa" definitiva com ele... enfim, nessa noite onde vi todos os fantasmas possíveis, eis que recebo uma msg no meu celular as 03:30h dizendo q tava com saudades e queria me ver... é estranho mas parece q Deus tinha mandado a ele um recado: olha, tem alguém nesse exato momento perdendo o sono por sua causa. Qdo li a msg fiquei feliz e ao mesmo tempo ñ sabia o que responder pois tinha dado como encerrado esse caso. Mais uma vez fraquejei, resolvi que vou continuar curtindo enqto der, sem grilos nem cobranças (nem comigo, nem com ele).
Amsterdam é nossa...
Bjs / saudades / amo!

Unknown disse...

Bruno, é vc?
Q q foi isso?

Só posso te dizer uma coisa : Volta pro Brasil que eu faço vc dormir!!!!

Saudades, minha vista para o Mar

Unknown disse...

sim eu senti e sei bem como é isso!
libertador!