quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O dia em que a Suíça enlouqueceu!






Final de semana passado foi bastante diverso. Estou aproveitando para ver lugares que ainda não vi e também pretendo revisitar outros que gostei muito. Aproveitando tudo isso fui passar o final de semana com a minha mãe na casa de uma amiga dela brasileira que mora numa cidade daqui chamada Solothurn.

A cidade, como quase todas do país, é super histórica repleta de igrejas e construções antigas, muito agradável. Não foi a mais bonita que eu vi, mas tinha lá seu charme. Divertido mesmo foi estar na casa dessa amiga da minha mãe que é uma mulher engraçada e retada! (Viram a abertura dos jogos??)
Bom, na verdade eu fiquei na casa dela de sexta até sábado. Minha mãe ficou mais tempo mas eu segui para Zurich (Zurique). Bom, em Zurich estava acontecendo a Street Parade, atualmente a maior festa de rua do verão da Europa, uma vez que não tem mais a Love Parade de Berlim.

A Street Parade na verdade é uma bagunça total. São quase oito horas de musica eletrônica nas ruas da maior cidade da Suiça. Aliás eu não comentei muito sobre Zurich ainda. Ela é linda. É a “cidade grande” da Suiça, a pesar de não ser exatamente grande. Ela é extremante limpa, repleta de igrejas e relógios e maginíficas contruções, ainda tem um lago enorme que é a praia da cidade, também tem a rua mais cara do mundo com os cofres de vários bancos no subsolo e um dos big Mac’s mais caros do mundo segundo uma pesquisa recente que eu li no site do MSN. A cidade é super lotada de gente e no sábado em questão estava absurdamente cheia.

A festa começava na estação de trem, ou melhor no trem. A impressão que eu tinha era que todo a Suiça tava indo para lá e FANTASIADA! Chegando na estação de Zurich já tinha uma tenda eletrônica e mal dava para andar, senti que estava no lugar errado. A primeira impressão era tanto lixo, tanta bebida, tanto barulho e tanta gente maluca com roupas absurdas ou quase sem roupas (ainda mais absurdo) que era qualquer lugar menos a Suiça. Mas, enfim era a Suiça mais uma vez surpreendendo e muitos turistas de toda europa ou lugares muito mais afastados.

Não consegui parar de tirar foto. Era realmente de encher os olhos, o povo surta nas fantasias e encarnam por um dia seus personagens. A música não era ensurdecedora e a bagunça era até que bem organizada. Era uma festa para todos os tipos. Tinha aquelas pessoas que pareciam nem estar na festa e continuavam nos restaurantes comendo tranquilas, tinha os super empolgados, tinha as familias com seus filhos e também os deliquentes. Tinha muitos tipos de bebidas e comidas (Caipirinha 10 francos) e outras drogas tb. Não é liberado aqui, mas voce via saquinhos de várias coisas correndo pela vista grossa da polícia. A única parte realmente triste disso foi ver jovens chapados caídos pelas ruas. E correndo o risco de parecer o esteriótipo do velho careta eu me pergunto se isso é realmente necessário para se divertir (¿); Eu mesmo me diverti sem uma gota de álcool, minha droga foi um café gelado do Starbucks.

Após muito andar, fotografar e dançar eu tomei meu caminho para estação antes que todo mundo tivesse a mesma idéia, porque realmente era MUITA GENTE. Foi muito divertido. Chegando na estação da cidade que eu moro eu ainda vim andando pela beira do rio para casa aproveitando o clima delicioso. No dia seguinte foi aniversário de uma amiga brasileira da minha irmã que é casada com um portugues. Muito engraçado também. Portugueses são umas figuras, divertidíssimos, adoram beber e comer muito. E essa é a Suiça, essa mistura de tudo quanto é gente e tribo num país que parece uma maquete repleta de cliches. Vou sentir muita saudade de tudo isso!

Bom, mas em tempos de volta, aproveito o blog para falar com todo mundo. Pessoal eu to voltando, mesmo. Eu chego em outubro, mas vou fazer surpresa do dia. Estou feliz, não apenas de voltar após quase um ano e poder rever todo mundo e ver meu país novamente, mas estou feliz em começar de novo.

Pela primeira vez vou ter a oportunidade de estar no Brasil e procurar um emprego que eu goste e também procurar emprego na área (alguém lembra que eu sou jornalista?). Muito me empolga a idéia de trabalhar em algo interessante que eu possa me dedicar cem por cento. É claro não descarto a possibilidade de voltar a Suiça para estudar ou mesmo de voltar para o navio que eu tanto gostei e que me fez muito bem. Mas, pretendo tentar em terra brasilis.

Então pessoal que sabe meu e-mail e me conhece pode escrever para mim com vagas, idéias e tudo mais que possa ajudar esse jornalista viajante que esta de volta. Agradeço todas as colaborações e aliás aceito emprego em São Paulo (preferencialmente) e Santos, na área (seria demais) ou não (sou versátil!! Haha). Brincadeiras a parte vou adorar receber dicas de todos e tudo mais que vier.

É isso ai.

Até já,

Bruno.

4 comentários:

Unknown disse...

Fala Biscate Mor... agora entendo a sua nova foto do orkut. São influências do cigarrinho do capeta que tu fumou nessa festa.. ahahahahaha!!!!
Brincadeirinhas a parte,já estou fazendo meus contatos pra ver se pinta algo pra ti, mas cadê o CV que te pedi???
Baby, sem querer te deixar com invejinhas, sexta feira passada comi picanha do Manolinho, tá??? Mas não foi lá, teve churrasco aqui do dia dos pais... Bjs

Rosa Agria disse...

Oi Bruno,
Inacreditável!!! Bruno, jornalista, pedindo ajuda. Ah. até as mais surpreendentes pessoas são humanas...
Não sei que ajuda poderia lhe dar, mas vou tentar.
Já que quer trabalhar na sua área, e, eu pessoalmente acho que será um excelente profissional penso que deve tentar começar por cima. Uma vez eu vi num filme um pai que dizia para o filho começar por baixo e ir subindo degrau por degrau. O filho então respondeu que o melhor mesmo seria começar por cima e despender seus esforços para não cair. Eu particularmente concordo com o filho.
Aqui no Brasil, tem um programa na Globo às quintas feiras que tratam de reportagens elaboradas por jornalistas juniores, sob o comando do Caco Barcelos. O programa é excelente. Acho que deve entrar no site da Globo, procurar o programa e escrever para lá.
Escrever você sabe e, muito bem. Fale de você, de seus objetivos, de suas experiências (esta viagem esta repleta delas) e se ofereça para um estágio... Use toda a sua criatividade que estou certa que conseguirá convencer. Se não lhe responderem, tente novamente outra vez, e outra vez e outra vez.
Depois entre no site das grandes empresas e coloque seu CV lá. Quase todas têm um quadradinho "trabalhe conosco" e também têm assessoria de imprensa.
Também escreva para outras emissoras como SBT, Record, Record News, CBN, Rede TV ou Canal 21 e por aí vai.
Esqueça esse negócio de procurar emprego de porta em porta. Hoje em dia, todo mundo faz isto via Internet. Outro lugar que pode tentar é na Catho, o site de empregos mais utilizado pelos grandes empresários. Acho que eles exibem se CV gratuitamente por uns dias. O que não sei é se sendo gratuito eles exibem para quem entra para procurar um profissional.
Tenho certeza que vai encontrar diversas oportunidades e você pode começar a fazer isto agora mesmo.
Como última ajuda, se me enviar um CV, vou enviar para uma amigo que é jornalista em SP (ele tem pouco mais idade do que você) e vou pedir para ficar atento às oportunidades.
Bem, isto é tudo no momento, mas vou pensar em mais alguma coisa.
Aproveite bastante o restante da sua estada aí e continue tirando fotos para nos mostrar depois.
Gosto do modo como vê os lugares, as pessoas, os costumes... Eu também vejo deste modo. No dia que eu for novamente à Paris (adoro Paris), vou convidá-lo para ir também assim poderemos apreciar de verdade aquela cidade.
Beijos
Rosalina
Ah... releia o que escreve. Às vezes cometemos pequenos erros imperdoáveis.
Outra coisa: experimente fondue com farinha. É assim, envolva o pão generosamente com o queijo e passe na farinha de mandioca.
Fica delicioso.

Unknown disse...

Nao acredito!!!!
Vou ter 2 grandes chegadas em outubro. Vc e meu sobrinho João Pedro!!!! Será q vcs chegam junto??? Vc bem q podia dar dicas de qdo vai chegar...assim a gente prepara uma coisinha.....

Adorei " O dia que a Suíça enloqueceu". Que fotos são aquelas??? e aquele cachorro??? Queria muuuuuitoooo estar com vc lá....mas eu ia tomar umas caipirinhas....fácil...Estou louca para ver todas as outras 1000 fotos....

Não vou prometer que encontro um presente pra vc....mesmo porque teria q achar um para mim antes !!! Mas é obvio que vc vai conseguir alguma coisa bem rápido...e a idéia das aulas de inglês ? Abandonou??? Acho q vc ia se dar super bem....

Aproveita seus últimos dias ai porque qdo vc voltar não vou mais deixar vc ir embora nunca mais...

Te adoro...
Parabéns por todas as conquistas.
beijo no coração

Alberto Ferreira disse...

Agora que você está vindo embora vou comentar pela primeira vez....hehehe...
Acho que vai ser difícil te ajudar, pois também estou atrás desse emprego, digamos assim, agradável (trabalhe pouco, ganhe muito e que seja alguma coisa que eu goste muito), mas se você decidir pelas aulas de inglês já terá o primeiro aluno.
Bom, de todo jeito, se souber de alguma coisa te mando um email.

Abraço
Alberto